Ufes volta a recomendar uso de máscaras em ambientes fechados

O reitor da Ufes, Paulo Vargas, assinou nesta quinta-feira, 17, uma portaria recomendando o uso de máscara facial em ambientes fechados com aglomeração de pessoas, nos espaços da Universidade, como medida de prevenção e controle de riscos da covid-19 (veja arquivo anexado abaixo).

A portaria também torna obrigatório o uso de máscaras faciais por pessoas com sintomas de resfriado ou síndrome gripal; por pessoas imunossuprimidas, idosas, gestantes e com múltiplas comorbidades em ambientes fechados com aglomeração de pessoas; e por pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados de covid-19.

As medidas foram adotadas a partir das recomendações do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes), que considerou a elevação dos indicadores epidemiológicos da covid-19 em níveis estadual, nacional e internacional, especialmente diante do surgimento de novas subvariantes do coronavírus, e as notificações emitidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa/ES), pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Infectologia.

A portaria reforça ainda que permanece obrigatório o uso de máscaras por docentes, estudantes e técnicos-administrativos em educação que atuam em unidades sanitárias, como locais de estágio, unidades hospitalares, unidades de saúde e ambulatoriais, de acordo com a Resolução nº 22/2022 do Conselho Universitário da Ufes; e por trabalhadores que exercem atividades de assistência à saúde, conforme a Portaria nº 61-R/2022 da Sesa/ES.

A coordenadora do COE-Ufes, Leila Massaroni, destaca que o momento atual requer atenção por parte de toda a população: “Neste momento, o uso de máscaras em ambientes com aglomeração de pessoas se torna novamente necessário, como medida de prevenção. Reforçamos também a importância de que todos completem seu esquema vacinal, com especial atenção às doses de reforço, conforme orientações das autoridades sanitárias, e mantenham o cuidado com a higienização das mãos, com álcool 70% ou água e sabão”.

Texto: Thereza Marinho
Foto: TV Ufes

Publicado em 18 de novembro de 2022.