Relatório aponta queda acentuada de casos de covid na comunidade universitária

A ocorrência de casos de covid na comunidade universitária teve uma queda acentuada nos primeiros meses deste ano, em comparação aos dois últimos meses de 2022. A constatação é do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes), com base nos resultados dos testes realizados no posto de testagem instalado no campus de Goiabeiras, dos registros de Licenças para Tratamento de Saúde (LTS) dos servidores da Ufes e das informações registradas no formulário MonitoraUfes.

Os dados analisados foram coletados no período de 1 de novembro de 2022 a 15 de abril de 2023 e divulgados em um relatório finalizado pelo COE no dia 20 de abril. No posto de testagem da Ufes, por exemplo, foram realizados 305 testes de covid no mês de março deste ano, contra 1.370 realizados em novembro de 2022. Destes, 58 registraram resultado positivo em março (considerando os membros da comunidade acadêmica e da comunidade externa), contra 600 positivos em novembro.

O número de servidores afastados por infecção pelo novo coronavírus também caiu. Passou de 66 casos em novembro e 107 em dezembro para nove casos em março.

O relatório (anexado abaixo) foi entregue à Administração Central da Universidade e tem o objetivo de manter a comunidade da Ufes e seus gestores informados sobre a evolução da pandemia de SARS-CoV-2 nos campi, em uma situação de atividade presencial com controle de risco.

Diante dos dados, o relatório do COE-Ufes evidencia o expressivo percentual de vacinação na população acima dos 18 anos e sua contribuição (com esquema completo e doses de reforço) para que o número de afetados pela covid-19 se mantivesse baixo. “Principalmente, podemos constatar mais uma vez que a vacina contribuiu para que não se registrassem situações de agravamento no estado de saúde ou óbitos dos servidores e discentes no período analisado”, aponta o documento.

Vacina bivalente

O relatório do COE-Ufes ressalta a necessidade de manter e reforçar os cuidados com a proteção individual e comunitária, por meio de uso de máscara, quando indicado, da higienização das mãos, e manter a vacina em dia. Vale ressaltar que o Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira, 24, que a dose de reforço bivalente contra a covid-19 está liberada para toda a população acima de 18 anos.

No Espírito Santo, a previsão é que a imunização tenha início nos municípios nesta quarta-feira, 26. A recomendação é que sejam vacinadas as pessoas que receberam pelo menos duas doses da vacina do esquema primário, independentemente da fabricante do imunizante. O intervalo entre a última dose e a nova deve ser de no mínimo quatro meses.

Uso de máscaras

O relatório do COE destaca ainda que o uso de máscaras de proteção continua sendo uma ação importante contra a covid-19. Segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-ES), a máscara deve ser usada por pessoas com sintomas gripais, casos suspeitos ou confirmados de covid-19, ou pessoas que tenham tido contato próximo com caso suspeito/confirmado de covid-19.

Pessoas com fatores de risco para complicações da covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades) também devem usar máscaras em locais ou situações de maior risco de contaminação, como locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e em determinados espaços dos serviços de saúde.

O COE destaca também a importância de a comunidade universitária registrar casos de sintomas respiratórios e dos resultados de testes de covid no formulário Monitora-Ufes, de modo a possibilitar o monitoramento de casos positivos na comunidade acadêmica.

Confira a íntegra do relatório no arquivo anexado abaixo.